GRAFT e Brandlab criaram um protótipo para uma estação de carregamento ultrarrápida para o E.ON Drive na Europa. O sistema extensível e modular foi concebido para se adaptar a diferentes locais e condições de estacionamento. Imaginando a escala para o futuro, o projeto se concentra na experiência do usuário e no design integrado, à medida que os postos de abastecimento evoluem e veículos elétricos se tornam cada vez mais comuns. O projeto apresenta uma estrutura de cobertura de aço que pode ser personalizada com diversos materiais, painéis solares e iluminação responsiva.
Os arquitetos afirmam que as estruturas da estação de carregamento podem ser configuradas de diferentes maneiras: um teto opaco com ou sem vegetação, uma cobertura de vidro com ou sem painéis fotovoltaicos integrados. Quando implementado, o sistema fotovoltaico fornece energia para o funcionamento da área de espera da estação. As ripas sob o telhado atuam como filtros, modulando e canalizando a luz do sol para a área de carregamento.
O protótipo se desenvolve com base em dois módulos básicos que podem ser combinados para formar estações variadas. Com uma projeção retangular de cerca de 3,5m × 5m, o protótipo foi desenvolvido para uso em estacionamentos pré-existentes. A estrutura de aço autoportante permite que os módulos sejam estendidos para criar variantes menores com até quatro pontos de carregamento. Em outra opção, com a projeção hexagonal, os módulos podem ser combinados para formar estações médias e grandes. No futuro, a proposta modular pode ser estendida para criar hubs ainda maiores, com lojas de conveniência, academias e opções de entretenimento.
Segundo os arquitetos, "paredes externas totalmente envidraçadas podem criar um espaço abrigado e, ao mesmo tempo, aberto. Materiais naturais são usados em todo o interior para criar uma atmosfera repousante e relaxante. Elementos de mídia também são incorporados ao projeto, por exemplo, telas touch integradas ao mobiliário que permitem aos clientes se comunicarem diretamente com os fornecedores".
Via GRAFT